fbpx

seo-marketing-digital-trafego-pago

Sabemos que existem constantes atualizações de algoritmo do Google e, com isso, novas formas de produção de conteúdo são implementadas. A previsão para 2023 é que haja mudanças nos motores de buscas do Google e, por isso, é importante que as empresas de marketing digital fiquem atentas às tendências de SEO para 2023.

O Marketing de Conteúdo é uma ferramenta poderosa para ajudar o seu site a ocupar as primeiras posições na busca do Google de forma orgânica, além de proporcionar inúmeras vantagens à empresa: visibilidade, aumento de tráfego para a página, geração de credibilidade, entre outros.

Quer ficar por dentro das novidades de SEO 2023? Leia nosso artigo e entenda o que a sua empresa deve fazer para alcançar uma posição de destaque na página de busca do Google.

Tendências de SEO 2023

O SEO é algo que nunca fica estático. Os algarismos sempre mudam e as práticas de otimização precisam acompanhar essas transformações. Dentre as mudanças em 2023, temos: 

  • SEO Mobile
  • Conteúdo de vídeo
  • Core Web Vitals
  • Site Seguro
  • Pesquisa de voz assistida por IA
  • Marketing de conteúdo de qualidade
  • Google Analytics 4

Vamos começar pelo Google Analytics 4 (GA4). O GA 4 é a próxima geração do Analytics que coleta dados com base em eventos de sites e apps. É uma nova propriedade criada para o futuro das medições. Sendo assim, em junho de 2023, o Google Analytics Universal vai entrar em desuso.

Essa nova propriedade poderá fazer:

  • Coletar dados de sites e apps para mostrar informações da jornada do cliente.
  • Utiliza dados com base em eventos em vez de sessões.
  • Inclui controles de privacidade, medição sem cookies, modelagem comportamental e estimativa de conversão.
  • Oferece recursos preditivos que fornecem orientação sem modelos complexos.
  • Integrações diretas com plataformas de mídia.

Já é possível implementar a nova ferramenta do Google Analytics no seu site. Saiba mais na página do Google.

Em seguida, vamos falar de SEO Mobile. O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação mostrou, em um estudo, que  81% dos brasileiros acessam a internet pelo celular (2021). 

Tendo esse dado importante, torna-se importante a implementação de boas práticas de SEO para mobile, onde o usuário consegue navegar de forma fluida pela página.

Contudo, o conceito mobile relaciona-se a criação e desenvolvimento de sites, além de páginas de captura e qualquer projeto que sua empresa possui via internet. Logo, passa a ser prioridade o desenvolvimento de projetos para mobile, passando, depois, para os desktops.

1 – Conteúdo em Vídeo

seo-marketing-digital-trafego-pago

Devido a aplicativos voltados para conteúdos em vídeos, como o TikTok, reels do Instagram, YouTube, o formato audiovisual de curta duração tem ganhado muito destaque na internet. Assim sendo, a tendência é que as empresas invistam ainda mais nesse tipo de mídia em 2023.

A cada ano os vídeos se tornam mais importantes e não saem das tendências do mercado. O próprio Google tem investido significativamente em destacar resultados de vídeos em suas buscas e, por isso, investir em vídeos é sempre uma grande oportunidade.

As mídias sociais estão priorizando a entrega de conteúdos em vídeo, diminuindo a prioridade aos conteúdos em formato de imagem. O mesmo serve para sites. Para um bom SEO, além de conteúdo de texto, também insira vídeos ao longo da sua estratégia, a fim de que o algoritmo possa tornar sua página mais relevante para os motores de busca do Google.

2 – Core Web Vitals

seo-marketing-digital-trafego-pago

A Page Experience teve uma atualização no início de 2022 por parte da Google. Essa atualização define que sites com velocidades baixas de acesso percam posições no buscador. Isso se deu pela importância das métricas essenciais da Web.

O Core Web Vitals é uma das principais métricas do Google para mensurar a experiência dos usuários nas páginas da Web. São elas: Largest Content Paint (LCP), Input Delay (FID) e Cumulative Layout Shift (CLS). Elas se baseiam em 3 pilares: carregamento, interatividade e estabilidade visual. Saiba mais em Rock Content.

Você pode conseguir um escore alto no Core Web Vitals, porém não conseguir se posicionar bem nas pesquisas do Google. Algo que devemos nos atentar é que cada vez menos será aceitável ter um site lento.

3 – Site Seguro

seo-marketing-digital-trafego-pago

O Google utiliza o HTTPS como um critério de ranqueamento e isso significa ter um certificado SSL. O SSL é fundamental para ocupar uma boa posição de destaque na SERP, pois a plataforma compreende que o site oferece uma navegação segura ao usuário.

Além disso, temos a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que está se tornando cada vez mais relevante no universo digital. É fundamental cumprir com as regras estabelecidas pela LGPD e, é dessa maneira, que as empresas tendem a adotar medidas mais seguras para os usuários nos próximos anos.

Com a LGPD, todas as empresas que possuem um site na web e que por algum motivo precisam coletar dados dos usuários, precisam se adequar às regras. É preciso, por exemplo, que o site da sua empresa exiba aos usuários quais dados serão coletados e a sua finalidade.

4 – Pesquisa de voz assistida por IA

seo-marketing-digital-trafego-pago

Dispositivos de assistência virtual como Siri da Apple, o Bixby do Android, e Alexa da Amazon e o assistente do Google deixaram de ser algo exclusivo e se tornaram uma ferramenta popular nos últimos anos. Todos eles possuem a mesma função: realizar tarefas por comandos de voz.

O Google MUM é um dos marcos mais recentes da história de mecanismos de busca. O buscador é a mais poderosa inteligência artificial para entender informações. Ela é tão poderosa que é possível se fazer uma pesquisa em espanhol e obter resultados que só existem em japonês.

Dessa maneira, o Google será capaz de ter informações relevantes e até diferentes na primeira página, democratizando mais o acesso à informação.

5 – Marketing de conteúdo de qualidade

seo-marketing-digital-trafego-pago

Em setembro de 2022 saiu uma atualização no algoritmo do Google. A melhoria é baseada no princípio de conteúdo útil, em que domínios com conteúdos de qualidade tendem a se destacar dos demais.

Essas diretrizes delimitam a prioridade do Google tornando os conteúdos com maior escore aqueles conteúdos humanizados e originais, onde a comunicação é feita de pessoa para pessoa.

Essas são algumas das tendências de SEO para 2023. Estamos passando por grandes mudanças no SEO e, com uma visão mais holística das estratégias de otimização, é possível alcançar elevados níveis de exposição e de engajamento da sua empresa.

Os algoritmos do Google nunca vão parar de ser alterados e atualizados, Logo, é importante sempre se manter atualizado e melhorar as estratégias para a sua empresa.